Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

CARLOS NEJAR

-  por ANTONIO MIRANDA

                                                                                        Extraído de  

V Coletânea Viagem pela Escrita. Homenagem ao Acadêmico
- Carlos Nejar - 
Direção Jean Carlos Gomes.  Volta Redonda, RJ:
Gráfica Drummond, 2019.   104 p.
 

        Autor de uma obra vasta e variada, Luis Carlos Verzoni Nejar é reconhecido como o mais notável poeta gaúcho contemporâneo, membro da Academia Brasileira de Letras. Chegou a ser indicado para o Prêmio Nobel de Literatura 2017.

        Cabe reconhecer que, apesar dos méritos, nenhum brasileira até hoje  recebeu o máximo prêmio mundial da literatura mundial. O único escritor de língua portuguesa foi com a vantagem de ser europeu, ter seus romances traduzidos às línguas dos membros faladas pelo júri sueco.

O prefácio de Poesia reunida – amizade do mundo em dois volumes, pela Editora Novo Século (São Paulo, 2009) ressalta-o como "servo da Palavra".  Alfredo Bosi revela que "a estrada real da linguagem poética de Nejar encontrou  na metáfora o instrumento dúctil para exprimir com o máximo de concretude esse diálogo sempre recomeçado entre a transcendência e a imanência, o fora que se faz dentro, o objeto que se funde como sujeito."


       Quem foi mais longe na sagração da poesia nejariana foi o poeta e crítico José Santiago Naud, na apresentação do livro Campeador e o vento (Porto Alegre, Livraria Sulina Editora, 1960). Destacando a "tradição lusíada" de Carlos Nejar, afirma que esta obra, chamada por um crítico de "Os Lusíadas" do gaúcho", apresentando "o ponto de transição entre a funda poesia subjetiva de Nejar e a vasta objetividade" do Poeta brasileiro que agora homenageamos. E diz mais: "Temos assim nesta obra um nítido desenvolver do individual ao coletivo, em que a noção de pessoa alcançada, reconhecendo o herói e indagando o tempo , vai desdobrar-se em ato e participação, configurando os destinos de toda uma comunidade."

      
  Incluímos muitas imagens de capas e poemas de seus livros no Portal de Portal de Poesia Ibero-americana (
www.antoniomiranda.com.br), alguns deles  em coleções alternativas — como é o caso da Guararapes (PE), de difícil acesso, — sem deixar de destacar as de editoras nacionais com a Globo (em colaboração com o Instituto Nacional do Livro), a Melhoramentos, a José Olímpio, Ateliê Editorial, Novo Século, etc., além de algumas traduções ao espanhoil e italiano.  Reconhecendo que os leitores de poesia, especialmente os bibliófilos, devem encontrar e disputar muitas outras edições de Carlos Nejar, que continua ativo e criativo.

                                                                   Antônio Miranda
professor, crítico literário, poeta e escritor, teatrólogo e escultor.


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar